Domingo, 20 de Dezembro de 2009 | Versão Impressa

Avalie esta Notícia

0 votos

Presépios de todos os estilos enfeitam o Rio

Cinquenta representações da cena do nascimento de Jesus estão espalhadas por pontos-chave da cidade

Márcia Vieira

Tamanho do texto? A A A A

Eles são feitos de todos os tipos. De mármore, ferro, insulfilm, madeira, sementes, garrafas PET. Cinquenta presépios foram espalhados pelo Rio, da zona norte à zona sul, para enfeitar a cidade para o Natal.

O Festival de Presépios, o primeiro do País, transformou o Rio numa galeria de arte a céu aberto. A representação do estábulo onde nasceu Jesus está por todos os lados da cidade: na porta de hotéis cinco-estrelas na Praia de Copacabana, às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na entrada de favelas, em praças e aeroportos.

O sucesso foi tão grande que em 2010 os presépios vão ser levados também para as ruas de São Paulo. A ideia do Festival de Presépios do Rio nasceu do desejo de valorizar as artes plásticas numa cidade onde a grande atração é sempre a natureza. "Presépio é um dos temas de maior adesão no mundo. As pessoas se identificam com o nascimento de Jesus", acredita Tania Lemos Buslik, diretora do festival. Cada um dos 50 artistas, escolhidos por uma comissão da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), teve total liberdade para criar o seu cenário do nascimento de Jesus.

VISÕES

João Batista Medeiros é o autor do presépio mais imponente da mostra. Feito em mármore, tem nove peças de 1,80 metro. Cada uma tem um tom diferente da pedra. Se fosse vendido numa galeria, calcula Tania Buslik, custaria em torno de R$ 200 mil. A peça está na Avenida Atlântica, na calçada na frente do Hotel Marriot.

Os presépios estão instalados na cidade desde o início de dezembro, mas apenas um foi alvo de vandalismo. Roubaram as estruturas de alumínio da Sagrada Família e o menino Jesus feitos em massa pela artista Isabela Francisco. A obra estava instalada no canteiro central do Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio. "Quando vi o presépio destruído, chorei. Foram vandalizar justo o meu, que era uma homenagem ao Rio?", reclama Isabela.

Mas a artista não desanimou e refez o trabalho. A produção foi mais cautelosa e escolheu outro palco para ele: a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, cercada de grades e muito bem policiada.

FUTURO

Após a retirada dos presépios dos locais públicos da cidade, em janeiro, alguns ficarão com a arquidiocese do Rio para que possam ser leiloados em prol das obras sociais da igreja.

Até lá, as instalações viraram pontos de atração na cidade. "É muito curioso ver os turistas abraçados nas figuras dos presépios para tirarem fotos. Sinal de que o público gostou muito", avalia Tania Buslik.

A edição de 2010, já confirmada, terá regras mais restritas. Todas as montagens terão de ser em três dimensões e ter, no mínimo, seis peças com mais de 2,5 metros de altura para que brilhem mais na paisagem carioca.

Busca

Patrocinado por: