A Artista
Carioca de nascimento, a pintora e desenhista Sandra Nunes é apaixonada pela cidade do Rio de Janeiro, sua principal fonte de inspiração. Ao percorrer seus recantos - bucólicos, urbanos e suburbanos - interpreta de maneira emocionada as relações entre formas e cores, testemunhando o dia a dia de seus habitantes. A maioria de seus trabalhos é iniciada ou completamente executada a ar livre “en plein air” em tantas sessões quantas forem necessárias e óleo, pastel ou aquarela. Onde quer que haja algo que chame sua atenção e a emocione, sente-se compelida a registrar e compartilhar seu olhar pessoal.
Educadora, com formação em Letras e Artes pela UFRJ, em um determinado momento de sua vida Sandra Nunes foi exposta à Grande Arte, viajando para o exterior e entrando em contato com originais de Rembrandt, Caravaggio, Velasquez, Frans Halls, J. S Sargent e seu pintor favorito de todos os tempos, Joaquin Sorolla y Bastida. Sente-se atraída pela magistral interpretação da luz que descreve as formas acompanhada da técnica perfeita de desenho do Mestre Espanhol.
A artista ministra workshops individuais e para pequenos grupos em seu ateliê e ao ar livre no Brasil e em várias cidades do mundo.
Honfleur p>
Curacao Antilhas Holandesas
"A pintura ao ar livre tem uma poética especial. Exige do artista um extremo profissionalismo em sua pesquisa pictórica numa espécie de sacerdócio em busca de resultados cada vez mais satisfatórios. Além de saber pintar, é essencial um conhecimento e um entendimento de que a arte pode partir do real sem ser uma fria cópia.
Quando o cenário escolhido é a cidade do Rio de Janeiro, a questão ganha novos contornos, pois o município constitui, sem dúvida, um dos mais representados. Surge o desafio de propor ao observador algo renovado em termos de expressividade e de diálogo visual com aquilo que se contempla.
É exatamente isso o que Sandra Nunes oferece. Por meio da cor, consegue dar ao seu Rio de Janeiro um intenso movimento. Ele ocorre pela forma como a sombra e a luz são trabalhadas de modo a integrar a arquitetura urbana com os mais diversos temas, como carnaval ou feiras populares.
Ao enfatizar as linhas curvas e uma diáfana atmosfera impressionista, a artista resgata a poesia da cidade e consegue um diálogo encantador entre a natureza que circunda a urbanidade carioca, gerando no público a certeza que o Rio de Janeiro ainda é uma Cidade Maravilhosa e que as telas de Sandra Nunes a sabem valorizar muito bem". * *Oscar d`Ambrosio em "Impressões Cariocas"
Sandra Nunes é consciente de que a Arte é um processo de aprendizagem para toda a vida, há alguns anos frequenta o ateliê de Modelo Vivo do Grande Mestre contemporâneo Lydio Bandeira de Mello, e coordena também um grupo de Modelo Vivo.Enfatiza que esta prática é a base para todo artista seja sua expressão figurativa ou não.
“Busco em meu trabalho criar harmonia em paralelo com a natureza, minhas pinturas são uma reação emocionada ao que os sentidos registram, pintar ao ar livre sob as diversas condições climáticas aumenta a carga emocional e a profundidade sensorial do meu trabalho. A interação com as pessoas, sentir o cheiro, ouvir o barulho que me cerca é quase tão importante quanto o tema visual. Espero que minhas pinturas e desenhos não sejam apenas representações iconográficas, mas que reflitam tabém um olhar pessoal sobre o assunto. Alguns desses trabalhos podem traduzir a beleza que eu vejo na Natureza, os sentimentos silenciosos que as pessoas expressam e a paixão pelo pigmento, seja em óleo, carvão ou pastel.Uma obra com integridade fala por si, e eu gosto de lidar com pureza, intuição e integridade”
-
Percebe-se nas telas de Sandra Nunes a paixão pela cor e pelo movimento. Formas arquitetônicas, ruas, vielas, avenidas, recantos da cidade onde a vida fervilha são pontos de interesse deste tabalho.As esquinas tranquilas e às vezes nem tanto, parques, praias e outros recantos onde a cidade parece diminuir o seu ritmo também se integram nas obras e são um constante convite à pintura ao ar livre.
Na TV!
No Prédio!
Seus trabalhos tem sido exibidos nacional e internacionalmente e vêm recebendo reconhecimento através de premiações em importantes Salões e reproduzidos em publicações nacionais e internacionais , figurando em coleções particulares no Brasil, no exterior bem como em Instituições tais como: Fundação Rio-Zoo, Casa de Saúde São José, CFM Engines International, Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército, Marinha do Brasil, Escola de Comando e Estado Maior do Exército , Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, etc.
Recentemente foi convidada a participar da Bienal de Florença pela curadoria do evento.
Sandra foi matéria de reportagens na TV por sua premiação no Encontro de Pintura da Fundação Rio-Zoo(veja video no youtube)e dos Jornais “O Globo”, “O Estadão” e “Jornal do Brasil” por sua colocação em primeiro lugar no disputado Concurso “Paisagens do Rio de Janeiro”, quando ganhou um Prêmio Viagem e a capa do livro ”Crônicas do Rio de Janeiro” publicado pela editora Litteris, onde figura a obra de sua autoria
A artista teve seu projeto selecionado e premiado no concurso "Rio de Janeiro, Cidade Cartão-Postal" - Arte no Muro , promovido pela Casa de Saúde São José quando executou um painel de 1.90 m x 4.20 m inspirado em uma série de pinturas ao ar livre no Largo do Botícário.
"A experiência de trabalhar em escala maior é estremamente gratificante pois além de mostrar mais efetivamente o gestual de minhas pinceladas, reforça a qualidade tátil da pintura"
A pintura " Praia da Urca 2" de sua autoria foi escolhida para representar o Brasil no Calendário Artístico da empresa Franco-Americana CFM Engines, atualmente a maior fabricante de turbinas de avião do mundo
Sandra Nunes é membro é membro da Pastel Society of America, representante para a América Latina do LAI - Landscape Artists International, membro do IPAP - International Plein Air Painters e membro associado da Chave Mestra - Associação de Artistas Visuais de Santa Teresa
Sandra Nunes está sendo representada nos Estados Unidos atualmente pela Green Drake Gallery, na Pensilvânia.
Esteja a vontade para entrar em contato por email, para agendar um workshop, deixar seus comentários, ou para uma eventual encomenda que poderá ser enviada para dentro ou fora do Brasil. (Veja, por favor a sessão de Depoimentos.)
*Oscar D`Ambrosio é jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).